Éon (gnosticismo) - meaning and definition. What is Éon (gnosticismo)
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:     

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is Éon (gnosticismo) - definition

Aeon (gnosticismo)

Éon (gnosticismo)         
Aeon (do grego αιών, transl. aión), Eon, Éon ou Eão , na mitologia gnóstica, é cada uma das entidades emanadas de Deus, geralmente em pares ou sizígias e que existem no Pleroma.
Éon geológico         
  • Colagem ilustrativa dos éons geológicos: hadeano, arcaico (linha superior), proterozoico, fanerozoico (linha inferior)
SISTEMA QUE RELACIONA ESTRATOS GEOLÓGICOS AO TEMPO
Éon (geologia)
Os geólogos se referem a um éon como a maior subdivisão de tempo na escala de tempo geológico. Só é menor que um superéon (o único superéon é o Pré-Cambriano).
Mônada (gnosticismo)         
Em muitos sistemas gnósticos (e heresiológicos), o Ser Supremo é conhecido como Mônade, o Uno, o Absoluto Aiōn teleos (O Perfeito Aeon, ), Bythos (Profundidade, ), Proarchē (Antes do Início, , Hē Archē (O Início, ) e Pai inefável. O Uno é a fonte primal do Pleroma, a região de luz.

Wikipedia

Éon (gnosticismo)

Aeon (do grego αιών, transl. aión), Eon, Éon ou Eão , na mitologia gnóstica, é cada uma das entidades emanadas de Deus, geralmente em pares ou sizígias e que existem no Pleroma. Seus nomes frequentemente denotam atributos mentais ou espirituais como Pistis (fé), Sophia ou Protenoia (previsão), ou ainda conceitos importantes do gnosticismo como o anthropos (homem) ou pneuma (espírito). O éon mais comum na mitologia gnóstica é Sophia. Frequentemente um éon está envolvido na criação da humanidade conferindo espírito aos seres humanos, contra o desejo do Demiurgo e seus arcontes que tipicamente criam a alma e o corpo.